Procedimentos Pós-Operatórios

ORIENTAÇÕES SOBRE O PÓS-OPERATÓRIO
*** Drenagem linfática manual + laserterapia

Sobre o tratamento pós-operatório, oriento realizar sessões de drenagem linfática manual associadas à laserterapia.

A Drenagem Linfática Manual é um procedimento desenvolvido com a finalidade de propiciar uma redução do inchaço na pele. É indicada nos pós-operatórios para todas as cirurgias-plásticas, cirurgias vasculares, ortognáticas, entre outras.
Nos casos de pós-operatórios de cirurgia-plástica ela ajuda a minimizar o desconforto causado pela cirurgia, acelerando o processo de reparo da região operada. E no pré-operatório, ela auxilia na melhora da circulação linfática da região a ser operada.
Sempre será utilizada a Laserterapia de Baixa Potência juntamente com as sessões de Drenagem Linfática Manual. Este tipo de laser é completamente diferente dos laseres utilizados em cirurgias. Ele é um laser “frio”, absolutamente insensível pelo paciente. Ele auxilia na redução de dores, é anti-inflamatório, regenerador, estimula a circulação linfática, aumenta a nutrição das células, melhora a qualidade das cicatrizes pós-cirúrgicas e reduz o tempo de recuperação em até 50% em relação ao tempo normal.
As sessões serão sempre realizadas no Studio Orlando Sanches – na Vila Olímpia em São Paulo, pois conta com estrutura física correta para potencializar o tratamento pós-operatório, tais como maca eletro-hidráulica (para acomodar corretamente paciente pós-operado), lasers de baixa potência, temperatura de sala correta para que a drenagem seja mais eficaz, além de uma estrutura física acolhedora e aconchegante para maior conforto do paciente.

Em cirurgias corporais são aconselháveis um mínimo de 10 (dez) sessões no pós-operatório imediato, iniciando-se logo no primeiro dia após a cirurgia, ou em casos especiais, a critério médico.
Vale lembrar que quanto antes se inicia o desbloqueio ganglionar e a manipulação dos tecidos linfáticos, ainda que distais, mais rápida será a recuperação do paciente. Dependerá da experiência e habilidade do esteticista a introdução precoce da DLM, para os casos de pós-cirúrgico imediatos.
Após tais sessões encerra-se o período pós-operatório imediato e avalia-se o paciente sobre eventuais necessidades de tratamentos estéticos complementares posteriores.

Acessórios cirúrgicos

As faixas, cintas compressivas, bandagens elásticas (Taping) devem ser orientadas pela equipe médica, sendo que sempre será o médico responsável quem determinará o prazo de utilização desses acessórios.

Cosméticos iniciais

Normalmente nos primeiros dias após a cirurgia, pouco se manipula a região operada, portanto acaba-se restringindo ao uso de água e sabão neutro/anti-séptico. Após o 4º dia, costuma-se introduzir além da higienização básica, uma emulsão ou gel com ativos desinfiltrantes e antiequimoses. Este procedimento deverá respeitar o uso conciliado das cintas compressivas, ou seja, certas substâncias não devem ser aplicadas sobre a pele e em cima colocar uma cinta que poderá dificultar a transpiração normal da pele. Vale lembrar que quanto mais neutro for o pH, menor risco de irritação da pele operada. Os tratamentos com ácidos e outras substâncias mais agressivas somente devem ser executado após 45 dias da cirurgia.

No caso da Laserlipólise, Lipo HD, LAD, Lipo 4D existe a possibilidade de que o cirurgião recomende algum creme medicamentoso que auxilie a dessensibilização da pele. Costuma ocorrer uma sensibilidade maior da pele devido à alta temperatura a qual o LASER poderá atingir durante o ato cirúrgico.

Equipamentos auxiliares

A introdução dos equipamentos eletro-termo-foto-terápicos, como correntes farádicas, ultra-som, pressoterapia etc., variam de acordo com a experiência do profissional esteticista e de acordo com o protocolo de tratamento pós-operatório que foi desenvolvido junto ao médico, devendo principalmente ser respeitada a fisiologia da região operada.

Pós-operatório tardio

Acompanhar e orientar o paciente para que mantenha cuidados específicos é de suma importância, pois o ajudará a preservar os resultados da cirurgia por mais tempo.

Normalmente acompanha-se o paciente pelos próximos seis meses após a cirurgia, período este, em que todos os tecidos operados estarão praticamente acomodados definitivamente, e, portanto, com o resultado da cirurgia efetivamente concluído.

Eventuais dúvidas e agendamento:
As sessões devem ser previamente agendadas com o profissional Orlando Sanches, através do whatsapp +55 11 9 4000 5363