O procedimento de hidratação facial profissional varia bastante de acordo com a formação e experiência do especialista em estética. Na PósOp a Hidratação contempla também a etapa de nutrição celular, pois é utilizada a laserterapia de baixa intensidade que cientificamente causa nutrição efetiva intra-celular.
Normalmente serão necessárias algumas aplicações da técnica de hidratação para que haja alguma reação efetiva na pele a ser operada. Sugere-se que o prazo mínimo para o início das hidratações seja de 15 dias antes da data da cirurgia, com pelo menos duas aplicações semanais.
Sugere-se também, que além do uso de cosméticos específicos para hidratação, o uso de equipamentos eletro-termo-foto-terápicos sejam utilizados como coadjuvantes ao tratamento de preparo da pele para que hajam resultados eficazes.
No preparo para a blefaroplastia, pode-se utilizar tratamentos específicos para a pele das pálpebras e também para a musculatura orbicular dos olhos; auxiliando a oxigenação local e melhorando o retorno venoso e linfático desta região que normalmente é mais congestionada do que a face como um todo.