Hidratação Cosmética
Deve-se iniciar por uma gomage em toda a extensão corpo, utilizando-se preferencialmente sais aromáticos e óleos essenciais, podendo-se chegar à gomage mais atual, feita através de peeling químicos associados às massagens clássicas. Removida a gomage, pode-se aplicar uma máscara corporal hidratante, algas ou Fango Termal.
As sessões de gomage/esfoliação devem ser realizadas até uma semana antes da cirurgia, mantendo-se até a véspera, somente uma emulsão hidratante para o corpo que contenha substâncias ativadoras da circulação sangüínea e linfática.
**Restrição
No caso da laserlipólise, Lipo HD, LAD, Lipo 4D a última sessão de gomage/esfoliação mecânica deverá ser realizada com 15 dias antes da cirurgia, e manter-se somente um hidratante corporal sem ácidos. A pele estará muito sensibilizada no pós-operatório, portanto deveremos auxiliar a melhora de sua resistência no período pré-cirúrgico.
Ativação Vascular Sanguínea
É o segundo passo no tratamento corporal pré-operatório. Normalmente procede-se uma massagem clássica de ativação sangüínea, estimulando-se o retorno venoso, podendo-se utilizar também de recursos terapêuticos como o ultrassom de grande superfície, a radiofrequência monopolar e a vácuo-terapia.
Ativação Vascular Linfática
Deve-se iniciar o procedimento de drenagem linfática manual (quando tenha prévia indicação), no mínimo uma semana antes da cirurgia em dias alternados, sendo que a última sessão deverá ocorrer na véspera da cirurgia.
Tonificação Muscular Eletrônica
O uso de correntes alternadas para estímulo e hipertrofia muscular vem sendo largamente utilizado como apoio a diversos problemas inestéticos. No caso do pré-operatório de Lipoaspiração, elas servirão como estímulos coadjuvantes ao sistema circulatório sanguíneo.
Vacuoterapia
O uso do vácuo em tratamentos pré-operatórios contribui para a uniformização da camada adiposa, através do rompimento das fibras que normalmente constituem a celulite, facilitando o trabalho do cirurgião.
Os tratamentos acima, teoricamente deveriam iniciar-se no mínimo 30 dias antes da cirurgia, porém deve-se adequar da melhor forma possível tanto para o paciente quanto para o médico, respeitando-se as necessidades de cada uma das partes.